Olá a todos.
Penso que a primeira coisa que devo fazer é pedir desculpas uma vez que estou desde Abril passado sem escrever neste sítio. Como podem ver, resolvi modificar num pouco o design dando destaque para o que realmente interessa. Não prometo uma grande quantidade de postagens, daqui por diante. Mas quero que o Jogo Social continue a ser o sítio que supre a distância entre mim e tanta gente que me transparece Deus.
Gostava, ao iniciar o novo Ano Lectivo, de partilhar um pouco do que foi a minha experiência de Verão.
Essencialmente aproveitei o Verão para colocar a cabeça no sítio em relação a muitas coisas. Quis ter tempo para mim. Por isso, resolvi participar num Curso Livre de História do Algarve promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais da UALG.
Como é habitual, no Verão, estive uma Semana, sensivelmente, com os meus parceiros seminaristas em Ferragudo a passar umas mini férias e poder usufruir de uma convivência diferente que, noutro contexto e por vários motivos se pode mesmo tornar ingrata.
Mas antes de ir ter estas mini féria, a pedido do Seminário de Faro, participei no Encontro Nacional dos Secretariados da Mobilidade Humana. Bem, é um mundo que desconheço mesmo mas pelo menos deu para perceber que a minha oração deve ser alargada para outros campos.
Em Agosto cometi a loucura de mais uma vez ir até Santiago de Compostela a pé. Desta vez quis fazer o Caminho Português que facilmente, pela sua beleza, nos leva a contemplar a o Criador como o Deus Bom. Fui com jovens da minha paróquia e mais alguns que resolvi convidar. Foi uma experiência muito boa (com momentos menos bons, também).
O momento alto do Verão, não menosprezando tudo o resto, foi a despedida de um grande amigo e a recepção de um novo amigo. Falo da despedida do frei José António, após 12 anos de trabalho na Conceição de Faro, e a recepção do frei Paulo Ferreira como novo pároco da freguesia. Bem, empenhei-me mesmo para esta celebração e, mesmo sendo o orgulho pecado, fiquei orgulhoso de tudo o que aconteceu. Penso que todos perceberam, embora com grande pena por se despedirem do antigo prior, que o Senhor não nos abandona e nos envia novos pastores que, com qualidades e defeitos, tem algo mais para nos falar acerca do Pai Bom que no ama tanto em seu Filho.
Por fim, para além dos momentos de lazer, família, amigos, oração, leitura pessoal, muita praia, piscina, etc., devo ainda salientar a actividade com o Kairós, o grupo de jovens da minha paróquia que nos últimos meses, através de Concertos/Oração, tem tentado levar mais longe a missão dada por Jesus de anunciar o Evangelho.
Bem malta… já me encontro por Évora, no 4º Ano de Teologia. Rezem muito por mim. Cada vez mais a oração se torna necessária para uma entrega mais séria e mais comprometedora da minha parte.
Saúdo-vos a todos.